Serginho vai ao MP falar sobre Ecovia

por Assessoria Comunicação publicado 22/07/2009 16h35, última modificação 24/06/2021 11h03
O vereador Serginho do Posto (PSDB) esteve no Ministério Público (MP), nesta terça-feira (21), com o promotor Marcos Bittencourt Fowler, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias dos Direitos Constitucionais. O parlamentar foi pedir providências ao MP quanto à urgência da execução, por parte da Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A, das adequações e correções no trecho urbano da BR-277, que liga Curitiba ao porto de Paranaguá.
Serginho entrou com uma representação em 2006 no MP, que hoje já está com 700 páginas. A principal reivindicação é a correção geométrica nas agulhas (termo técnico utilizado para denominar os acessos à rodovia),  que hoje são estreitas, dificultando o acesso. Também a adequação nas pistas de aceleração e desaceleração para que sejam mais largas. “Na reunião, o promotor Fowler se comprometeu a solicitar com urgência o atendimento das adequações que a Ecovia precisa realizar”, informou.
Notificação
Em 2007, a concessionária recebeu uma notificação do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), pelo não atendimento às normas técnicas com relação à largura, caixa de tensão, faixas de aceleração e desaceleração dos acessos existentes, entre os quilômetros 84 e 74. O trecho está entre os bairros Jardim das Américas e Solitude. O documento explicava que, da forma como estes acessos se apresentam, acabam tumultuando e causando riscos aos motoristas, principalmente em horários de pico. “Esta notificação aconteceu após uma reunião que tive com o superintendente do DER, Ricardo Martins de Barros, quando apresentei a situação”, contou Serginho do Posto. Segundo o vereador, até agora nenhuma das reivindicação foi atendida pela concessionária.
O trecho urbano da BR-277 administrado pela Ecovia passa pelo Jardim das Américas, Jardim Santa Bárbara, Vila Camargo, Conjunto Mercúrio, Conjunto Mirante da Serra e Solitude. A Ecovia foi constituída em 1997 por um contrato de duração de até 24 anos.