Presidente do Ippuc é Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h33

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Masaru Hayakawa, recebeu o título de Cidadão Honorário, em solenidade que ocorreu na noite desta terça- feira (8), na Câmara Municipal. A iniciativa de reconhecimento de cidadania ao maringaense partiu do vereador Jair Cézar (PTB), em função do excelente trabalho desempenhado pelo arquiteto ao planejamento da cidade.
Prestigiamento
O prefeito Cassio Taniguchi prestigiou a cerimônia de entrega, presidida pelo vereador João Cláudio Derosso (PSDB) e presenciada por grande número de autoridades, amigos e familiares, que lotaram as dependências do Palácio Rio Branco.
Estiveram presentes, também, as vereadoras Nely Almeida (PSDB) e Julieta Reis (PFL) e os vereadores Jônatas Pirkiel (PL), André Passos (PT) Rui Hara (PSDB) e Osmar Bertoldi (PFL). Amigo pessoal do homenageado, o ex-vereador José Gorski igualmente registrou sua presença.
Serviço prestado
Hayakawa, que é formado pela Universidade Federal do Paraná desde 78 e antes de assumir a presidência do Ippuc respondeu pelo setor de planejamento, sentiu-se muito emocionado com a “oportunidade de nascer duas vezes e receber a benção de ser Cidadão de Curitiba”, cidade para a qual veio com apenas 16 anos. Aqui, Hayakawa aprendeu a amar a cidade e a compartilhar sonhos.
Antes de presidir o Ippuc, foi também presidente da Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, secretário municipal de Urbanismo, presidente da Comissão de Avaliação do Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba e do Conselho Superior de Urbanismo, além de chefe do Setor da Região Metropolitana.
Entre seus principais trabalhos está a integração do transporte Ligeirinho para os municípios vizinhos à Capital, o programa de saneamento ambiental na Região Metropolitana, a implantação de parques ambientais, Jardim Botânico, Ópera do Arame e Parque Iguaçu, para disciplinar a preservação do meio ambiente.
Além de Curitiba, Hayakawa participou da estruturação urbanística de centros como Aracaju, João Pessoa, Campo Grande, Niterói, Guarujá e Recife e, no Paraná, nas cidades de Londrina e Cascavel.