Instituto é declarado de utilidade pública

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h34

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, projeto de lei do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), que declara de utilidade pública o Instituto para Otimização da Aprendizagem (Inodap). Segundo o parlamentar, o instituto atende as crianças superdotadas que não se adaptam ao aprendizado normal e que necessitam de estudo diferenciado.
Na ocasião, o líder do PP, vereador Angelo Batista, comentou sobre o conteúdo dos projetos apresentados por Stephanes Júnior, que sempre objetivam os interesses dos jovens. O parlamentar acrescentou, ainda, que todo projeto voltado para a educação é bom. Também se manifestaram os vereadores Nilton Brandão e Roseli Isidoro, ambos do PT.
Superdotados
Segundo Maria Lúcia Sabatella, educadora especialista em educação de superdotados, presidente e fundadora do Inodap, são várias as formas para se identificar se uma criança ou adolescente é superdotado, mas a identificação correta somente será feita por um profissional especializado.
“Os pais ou familiares podem levantar a possibilidade ao observar algumas características, como a aprendizagem rápida da criança, suas soluções para os problemas, a criatividade, entre outras", diz a educadora. Frases como “este menino é um gênio", "sabe de tudo", "faz contas de cabeça e aprende sobre todos os assuntos” geralmente são utilizadas para definir ou caracterizar um jovem ou adolescente considerado superdotado. Mas, para especialistas, destaca a educadora, tais definições não são ideais e nem sempre corretas. "É apenas falta de informação. Pensam que o superdotado deve fazer tudo perfeito, em todas a áreas e sua produção tem que ser extraordinária”.
“As pessoas devem se lembrar que superdotado não é uma coisa que você faz, é algo que você é”, acrescentou, destacando que, se houver estímulos e oportunidades, os resultados serão positivos, mas se a inteligência for mal direcionada e não desafiada, vai gerar os marginais e desajustados que encontramos na nossa sociedade, como aqueles que nos surpreendem pela ousadia e que ninguém consegue provar as culpas. São os melhores estelionatários, chefes de quadrilhas, entre outros.
“Superdotados são indivíduos que apresentam uma ou mais habilidades em níveis consistentemente superiores, quando comparados à média de mesma idade e experiência, em qualquer campo do saber ou do fazer. Existem diversas áreas de superdotação e os talentos estão presentes em todos os grupos culturais, em todas as camadas econômicas e áreas do desempenho humano”, concluiu Maria Lúcia Sabatella.