Notas de plenário II - Sessão Ordinária de 26 de agosto
Capoeira I
Mestre Pop (PSC) destacou a realização do 15º Campeonato Paranaense de Capoeira, no último final de semana, em Ponta Grossa (PR). De acordo com o parlamentar, que preside a Federação Paranaense de Capoeira, o evento reuniu mais de 300 participantes, vindos de 20 cidades de todo o Estado. (Foto 1)
Capoeira II
Segundo Pop, o torneio selecionou dois atletas para participarem do campeonato nacional, entre os dias 6 e 8 de setembro, no Estado do Pará. Mestre Pop aproveitou para divulgar o evento Open Brasil Capoeira, que acontece em Curitiba nos dias 31 de novembro e 1º de dezembro, quando duas mil crianças e adolescentes receberão graduação de faixa.
Capoeira III
Os registros do vereador foram acompanhados em plenário por Antonio Afonso Lima Neto, vice-presidente técnico desportivo da Confederação Brasileira de Capoeira. Ele é do Rio de Janeiro e ajudou a organizar o campeonato paranaense. Neto pediu que o Legislativo apoie a capoeira, como modalidade esportiva e de prevenção à violência. “A prevenção custa menos do que a recuperação”, ponderou. (Foto 2)
Mulheres
Julieta Reis (DEM) informou ao plenário sobre a participação da Câmara de Curitiba no Dia de Mobilização pelos Direitos da Mulher, atividade promovida pela prefeitura no último sábado (24), na Praça Santos Andrade. “Esse tipo de violência é uma forma absurda de tentar colocar as mulheres como propriedade dos homens. Isso tem que acabar”, anotou.
Agenda I
No pequeno expediente desta segunda-feira, Chico do Uberaba (PMN) comentou sobre notas publicadas na imprensa sobre reclamação feita por ele, na sessão de 19 de agosto, a respeito do atendimento da assessoria do prefeito Gustavo Fruet. Na data, o parlamentar informou que tenta, há mais de um mês, marcar uma agenda com o chefe do Executivo, mas não consegue.
Agenda II
“Quando digo que tenho dificuldades para ser atendido pelo prefeito e algumas secretarias, digo com embasamento. Não estou criticando, apenas cobrando um direito, pois represento a população”, ressaltou Chico do Uberaba. Em resposta, o líder da maioria na Câmara, Pedro Paulo (PT) disse que não há indisposição do prefeito em atender os vereadores. “Há a dificuldade de agenda que, com certeza, será solucionada”, comprometeu-se.
LOA I
O plenário aprovou, na sessão desta segunda-feira (21), seis requerimentos de sugestão ao Executivo para a inclusão de obras no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014. Um deles é do vereador Zé Maria (PPS), para a construção de uma escola de educação especial na região sul da capital, a ser denominada Quintiliano Machado Netto. (Foto 03)
LOA II
Os outros cinco requerimentos aprovados pelos parlamentares são de Geovane Fernandes (PTB). O vereador sugeriu que a LOA contemple a revitalização da Rua Paulo Setubal, no bairro Hauer; e das ruas João Karsdorf, Professor João Duck Filho, Ayrton Pizzato Gusi e Leoncio Derosso, todas no Xaxim. A Prefeitura de Curitiba tem até 30 de setembro para encaminhar o projeto à Câmara de Curitiba para apreciação.
Contrato
Em comunicado à Casa, Serginho do Posto (PSDB) informou que recebeu resposta do Executivo a dois pedidos de informações de sua autoria. Uma delas é sobre o requerimento que solicitou dados sobre o contrato de exploração de espaços publicitários nos pontos de ônibus de Curitiba. “Os documentos estão à disposição dos vereadores”, disse. (Foto 04)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba