Notas de Plenário I - Sessão Extraordinária de 17 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 17/10/2013 18h45, última modificação 20/09/2021 12h08

Inauguração
O vereador Zé Maria (SDD, sigla do recém-criado Partido Solidariedade) informou hoje em plenário que participou de cerimônia nas Faculdades Bagozzi representando o Legislativo. A instituição de ensino inaugurou onze novos laboratórios para uso dos estudantes e o ato contou com a presença do ex-vereador Celso Torquato (PSD), hoje assessor especial da prefeitura de Curitiba.

Capa asfáltica
O início da colocação de capa asfáltica na Rua Mário Chaubald Biscaia, no Novo Mundo, foi anunciado em plenário por Tico Kuzma (PROS, sigla do recém-criado Partido Republicano da Ordem Social). Ele lembrou que essa obra é a segunda etapa da recuperação da via, iniciada no começo do ano, graças a emenda parlamentar dele e do ex-vereador Roberto Hinça. Kuzma também apresentou ao plenário dois vereadores de Piraquara (Maicon Figueredo Faria e Miguel Scrobot) que visitavam o Legislativo.

Terceira Idade
Os vereadores acataram, nesta quinta, que seja encaminhado à prefeitura de Curitiba um requerimento dos vereadores Jorge Bernardi (PDT) e Mauro Ignacio (PSB) solicitando instalação de mais uma academia ao ar livre em Curitiba. A demanda atenderia a reivindicações da Terceira Idade, que indicaram a Praça Luiza Bozza Pilatti, no Pilarzinho, como local para colocação do equipamento.

Cohab
Professor Galdino (PSDB) solicita informações, ao Executivo, sobre a possibilidade de implantar hortas comunitárias nas habitações populacionais da Cohab. O parlamentar deseja saber se existe alguma parceria entre a Secretaria de Abastecimento e a Cohab, com o objetivo de viabilizar a implantação das hortas, ou se existe algum plano que vise firmar a parceria.

Defesa dos animais
Professor Galdino também solicita informações sobre o trâmite das notificações aplicadas a quem pratica maus-tratos aos animais (lei nº 13.908/11). O parlamentar deseja saber qual o prazo dado ao cidadão para que este entre em contato com o órgão fiscalizador e também realize as adequações orientadas pelo fiscalizador. Segundo justifica Galdino, “solicitamos esclarecimentos sobre o procedimento, no intuito de fiscalizar e cobrar a atuação do Poder Público”.

Rodoferroviária I
O vereador Cristiano Santos (PV) solicita informações à Urbs sobre a reforma da rodoferroviária. O vereador deseja saber como foi realizada a retirada dos vidros durante a reforma. O objetivo, segundo Santos, é criar projetos para destinar estes materiais para doação, através da FAS, CRAS e outras instituições.

Rodoferroviária II
A instalação de uma casa lotérica, na ala reinaugurada do bloco interestadual da rodoferroviária, também foi mote de pedido de informações do vereador Chicarelli (PSDC). O parlamentar deseja saber como se deu a instalação, já que, nas palavras do vereador, ocorreu “sem o processo licitatório”. Chicarelli argumenta que o espaço deveria ser ocupado apenas depois da licitação. Afirma ainda que recebeu indagações da população diante de outros espaços que permanecem vazios.

Fila de espera
Número de usuários aguardando atendimento em unidades de saúde em Curitiba motivou Cristiano Santos (PV) a pedir informações ao Executivo. Também deseja saber quantas pessoas esperam pela realização de exames, o tempo médio de espera para atendimento, bem como se existe algum atendimento prioritário.

Armazéns da Família
Professora Josete (PT) requisitou, ao Executivo, cópia de contrato e aditivos celebrados entre a empresa Proforte S/A Transporte de Valores e o município. Segundo o texto, a vereadora deseja ter mais informações sobre a manutenção dos serviços administrativos prestados aos Armazéns da Família.

Secretaria de Esporte
Pedido de informações sobre gastos e orçamento da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude foi assinado pelos vereadores Cristiano Santos (PV), Rogério Campos (PSC) e Tiago Gevert (PSC). Os parlamentares desejam saber quanto se destina às diferentes modalidades esportivas, bem como que valor o município recebeu, de verbas estaduais e federais, para a área do esporte na capital.