Homenageados delegado do caso Rachel Genofre e Enamorados do Samba

por Assessoria Comunicação publicado 04/03/2020 15h40, última modificação 19/11/2021 07h34

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou, nesta quarta-feira (4), votos de congratulações e aplausos ao delegado da Polícia Civil Marcos Fontes, responsável pelo indiciamento e pedido de prisão preventiva do assassino da menina Rachel Genofre, por indicação do vereador Jairo Marcelino (PSD). O Legislativo também entregou homenagem à campeã do Carnaval de Curitiba de 2020, a Escola Enamorados do Samba, por proposição de Fabiane Rosa (DC). As duas homenagens foram aprovadas, em plenário, pelos parlamentares (077.00034.2020 e 077.00067.2020).

Ao longo de mais de 10 anos de investigação – Rachel Genofre foi morta em novembro de 2008 – foram 11 delegados à frente da apuração que levou, por meio de identificação genética, ao autor do crime ocorrido em Curitiba. Jairo Marcelino destacou o trabalho de Marcos Fontes e de sua equipe da Delegacia de Homicídios, para o esclarecimento desse caso “tão triste da nossa sociedade”. “Esse voto é o mínimo que a gente pode oferecer a alguém que tanto fez desvendando esse episódio”, acrescentou Tito Zeglin.

Em agradecimento à homenagem recebida, Marcos Fontes descreveu parte dos trabalhos desenvolvidos pela polícia e confessou que este foi o caso de “maior complexidade” que ele viveu em sua carreira. Portador de transtorno de personalidade dissocial, o acusado não tem afetada a sua imputabilidade penal, segundo Fontes, ou seja, tem condições de responder pelos seus atos. “Ele ainda disse [numa entrevista ao Instituto Médico Legal] que não tinha como se controlar [seus impulsos]”, contou. Embora o acusado ainda cumpra pena por outros crimes em prisão em Sorocaba-SP, o delegado afirmou que foi requisitada prisão preventiva do sujeito que, “em liberdade, pode voltar a cometer esses atos”, explicou.

Carnaval 2020

Também nesta quarta-feira, a vereadora Fabiane Rosa (DC) entregou votos de congratulações e aplausos à Escola de Samba Enamorados do Samba, “minha escola do coração”, disse ela, sobre a campeã do grupo especial do Carnaval 2020 de Curitiba. “A escola é uma grande família e foi assim que a gente conseguiu, em três anos, alcançar a vitória no Carnaval de Curitiba”. A vereadora ressaltou o trabalho da congregação em relação aos cuidados com a natureza, por meio do uso de fantasias ecologicamente sustentáveis.

Fabiane Rosa parabenizou o trabalho da presidente da escola, Marise Fernandes, que assumiu o posto após o falecimento da fundadora da escola, Marlene Carmelo. O carnavalesco Felipe Guerra também esteve presente na sessão para o recebimento da honraria. “O clima na avenida [Marechal Deodoro], no dia dos desfiles, foi maravilhoso, eram famílias que estavam lá, crianças, idosos”, lamentando ainda os casos de vandalismo e violência ocorridos no Largo da Ordem, durante os dias de festa.