Estacionamento em frente aos bancos pode ser proibido

por Assessoria Comunicação publicado 14/08/2008 16h55, última modificação 22/06/2021 07h04
A proibição de estacionamento defronte às agências bancárias está em apreciação na Câmara de Curitiba. A proposta é liberar o espaço só para permanência de carros-fortes durante o período de prestação de serviços, táxis e embarque e desembarque de idosos, gestantes ou portadores de necessidades especiais.
O argumento para adoção da nova norma é tentar inibir o índice de assaltos em estabelecimentos bancários e nas imediações. Além disso, muitas vezes os carros-fortes, táxis e veículos param em fila dupla para carga e descarga e embarque e desembarque de passageiros com dificuldade de locomoção, devido à falta de espaço em frente às unidades. Isso causa transtornos no trânsito, provocando congestionamentos e lentidão, dificultando, inclusive o acesso de viaturas e outros veículos em casos de emergência.
Deve-se considerar, ainda, a vulnerabilidade do local e a facilidade de observação do movimento através de veículos estacionados na proximidade, principalmente defronte às agências bancárias. Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito, o espaço deve ser identificado com a colocação de placas indicativas e pintura de faixa amarela, respeitando as normas de trânsito em vigor.