Campanha da Fraternidade será apresentada na Tribuna Livre desta quarta

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 01/04/2024 10h35, última modificação 01/04/2024 10h36
Campanha teve como tema “Fraternidade e amizade social”. Tribuna Livre da Câmara de Curitiba ocorre durante a sessão plenária.
Campanha da Fraternidade será apresentada na Tribuna Livre desta quarta

Balanço da Campanha da Fraternidade 2024 será apresentado na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba. (Arte: Divulgação/CNBB)

A Campanha da Fraternidade 2024 estará em pauta na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na manhã desta quarta-feira (3). Com o tema "Fraternidade e Amizade Social", o balanço da iniciativa será apresentado por dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, a convite da vereadora Professora Josete (PT).

No requerimento da Tribuna Livre, espaço democrático de debates da Câmara de Curitiba, a parlamentar acrescenta que o lema da Campanha da Fraternidade, em 2024, foi "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8). “O tema da amizade social nos convida a refletir sobre as causas dos conflitos, da hostilidade nas relações humanas e da agressividade interpessoal. Onde não há a experiência da amizade, pode haver não somente a indiferença, mas também a violência. São dois graves males”, acrescenta a proposição (076.00005.2024).

A Campanha da Fraternidade coincide com o período da quaresma — ou seja, começou na Quarta-Feira de Cinzas e foi até a manhã da Quinta-Feira Santa. Cada ano são trabalhados, nacionalmente, diferentes temas e lemas. Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a iniciativa surgiu em 1962 na cidade de Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte (RN).

O que é a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba?

A Tribuna Livre é o canal de interlocução entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha, sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas servem, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.   

Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária, após o espaço do pequeno expediente. Acompanhe a transmissão, em tempo real, em nosso YouTube ou Facebook.