Vereador Renato Freitas (PT)  |  1º mandato (2021-2024)

Perfil, contato, comissões que participa, projetos e notícias

Renato Freitas (PT)

Outras informações sobre Renato Freitas

PartidoPartido dos Trabalhadores (PT)
Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
Comissões que participa
Frentes parlamentares que participa
GabineteAnexo 2, 3º andar, sala 3, com acesso pela rua Visconde de Guarapuava.
Telefones3350-4508 (4507 a 4512)
Redes sociaisInsta.pngTwitter.png
Site/e-mail» »
Liderança ou função específica
  • 2º vice-líder da Oposição
  • 1º vice-líder do bloco parlamentar PT/PV
  • Líder do PT 
  • Presidente da FP em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua
Nome civil/nascimentoRenato de Almeida Freitas Junior;
Sorocaba (SP), 12/12/1983
Resultados eleitorais
  • 2020 (5.097 votos - PT)


PERFIL DO VEREADOR

Líder da oposição em 2020, Renato Freitas está em seu primeiro mandato no Legislativo. Professor universitário e advogado popular, ele tem uma filha. Foi eleito em 2020 pelo PT com 5.097 votos.

Renato de Almeida Freitas Junior tem 37 anos e é natural de Sorocaba, interior de São Paulo. Pai de Aurora, é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, ele já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuava como professor universitário e advogado popular. 

Autodeclarado de esquerda, Renato Freitas participou de três eleições. Em 2016, disputou uma das vagas para a Câmara de Curitiba pelo PSOL – Partido Socialismo e Liberdade. Em 2018, já pelo PT – Partido dos Trabalhadores, foi candidato a deputado estadual, quando obteve 15 mil votos. No terceiro pleito consecutivo, agora para a CMC, conquistou uma das cadeiras com 5.097 votos.

Educação, segurança e moradia são as principais bandeiras do vereador. Por ter morado em diversos bairros da periferia de Curitiba e da região metropolitana, ele fala com propriedade sobre estes assuntos. “Sou ciente do poder emancipador que a educação tem e deseja que essa transformação alcance todos e todas”, relata. Em seu canal no Youtube, Renato Freitas tem um programa chamado #UmDeNós na Voz onde debate suas pautas em episódios semanais.

“A campanha de 2020 foi, assim como as outras, uma construção coletiva em que todos os colaboradores foram voluntários. O lema #UmdeNós traduz a representação das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras da capital, sobretudo da juventude negra explorada, invisibilizada e oprimida. Um de nós lá, somos todos nós lá”, afirma Renato Freitas.


» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.