Vereadora Maria Leticia (PV)  |  2º mandato

Perfil, contato, comissões que participa, projetos e notícias

Maria Leticia (PV)
  • Outras informações sobre Maria Leticia
PartidoPartido Verde (PV)
pv-logo-partido-verde-logo-150.png 
Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
  • 17ª (2017-2020)
Comissões que participa
Frentes parlamentares que participa
GabineteAnexo II, 3º andar, sala 4, com acesso pela rua Visconde de Guarapuava. 
Telefones3350-4627 (4627 a 4632)
Redes sociaisInsta.pngTwitter.pngYoutube.png
Site/e-mail 

» marialeticia.com.br

Liderança ou função específica
  • Procuradora da Mulher (Biênio 2021/2022)
  • Líder do bloco parlamentar PT/PV
  • Líder do PV
  • Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos
  • Vice-presidente da FP em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua
Nome civil/nascimentoMaria Leticia Fagundes;
Guaratuba (PR), 06/10/1959
Resultados eleitorais
  • 2020 (4.019 votos - PV)
  • 2016 (3.311 votos - PV)

 

 

PERFIL DA VEREADORA

Médica, Maria Leticia foi reeleita para seu segundo mandato consecutivo com 4.019 votos. Divorciada, ela tem 1 filho. Foi quarta-secretária da CMC na gestão 2019/2020. 

Natural de Guaratuba (PR), Maria Leticia Fagundes é médica formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e pós-graduada em Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Servidora de carreira da Polícia Científica, ela é médica legista no Instituto Médico Legal (IML), fazendo frente aos direitos das mulheres no atendimento às vítimas de violência doméstica. 

É fundadora da MaisMarias, organização que surgiu a partir da Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres, da Associação dos Médicos Legistas do Paraná. Com o compromisso de informar a sociedade sobre a Lei Maria da Penha, realizou dezenas de palestras em comunidades de vários bairros de Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado. Triatleta e corredora de rua, Maria Leticia também é idealizadora da Corrida e Caminhada MaisMarias contra a Violência, que reúne anualmente centenas de apoiadores da causa.

Autodeclarada de centro-esquerda, a vereadora afirma que saúde, direitos humanos, meio ambiente e direito da mulher são as causas que mobilizam seu mandato que, neste contexto, prioriza o enfrentamento à violência contra a mulher, com um olhar específico para seus direitos e de seus filhos.

Eleita em 2016 para o primeiro mandato com 3.311 votos pelo PV - Partido Verde, foi presidente das comissões de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública e de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Foi a primeira procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher da CMC e quarta-secretária do Legislativo na gestão 2019/2020.

Maria Leticia é autora de leis como a “Drink Maria da Penha”, que obriga estabelecimentos como bares, cafés, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio e proteção à mulher em situação de risco assédio; a que instituiu as políticas públicas de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos descartáveis; e como a que regulamenta a não obrigatoriedade de alguns procedimentos, como a tanatopraxia e outros métodos de conservação do corpo.

Aos 61 anos, ela foi reeleita em 2020 com 4.019 votos também pelo PV. Entre os projetos de sua autoria que tramitam no Legislativo destacam-se o que institui a "Ação Municipal Curitiba Livre de Agrotóxicos", regulamentando o uso e armazenamento de agrotóxicos, o incentivo à agricultura orgânica e à agroecologia; o que cria o Dia Municipal da Conscientização quanto ao uso de produtos à base de cannabis para fins medicinais; e o que regulamenta a obrigatoriedade da separação, destinação e compostagem de resíduos sólidos orgânicos no município.

» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.