Zé Maria agradece apoio de Beto Richa

por Assessoria Comunicação publicado 27/09/2005 18h15, última modificação 01/06/2021 11h07
Ao usar a tribuna, na sessão plenária desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal, o vereador Zé Maria (PPS) manifestou seu agradecimento ao prefeito Beto Richa, a primeira dama Fernanda Richa, ao secretário do Esporte e Lazer, Raul Guilherme Plasmann, e ao presidente do Legislativo, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), pelo apoio recebido durante a realização dos Jogos Especiais de Curitiba, encerrados dia 21, numa festa que reuniu atletas e torcidas organizadas de 21 escolas e instituições especializadas. A solenidade foi no ginásio de esportes da Universidade Tuiuti do Paraná e, entre as modalidades mais disputadas, estavam atletismo, dama, xadrez, vôlei adptado, tênis de mesa, atletismo, natação, entre outras.
Dia dos Surdos
Outro assunto destacado pelo parlamentar foi o Dia Nacional dos Surdos, que é comemorado dia 26. "Nesta data, são relembradas as lutas históricas vividas por melhores condições de vida, trabalho, saúde, dignidade e cidadania, bem como pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais e da Cultura Surda, em todas as instâncias sociais", lembrou, complementando que a primeira escola de surdos no País foi inaugurada em 1987, com o nome de Instituto Nacional dos Surdos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos.
"Os surdos representam 2% das pessoas com deficiência no Brasil" afirmou o vereador. Isso isso não impede, porém, que tenham uma participação significativa na sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Em Curitiba, muitas empresas possuem em seus quadros funcionais pessoas com esse tipo de deficiência. "A pessoa consegue ter uma vida produtiva na sociedade", explicou Zé Maria, afirmando que basta que todos se conscientizem do fato e colaborem com a inserção dos surdos. O vereador lembrou que no dia 30 de setembro se comemora o Dia Internacional dos Surdos.
Manassés de Oliveira
Outro tema destacado pelo vereador foi a filiação do vereador Manassés de Oliveira ao Partido Popular Socialista (PPS), na última sexta-feira (23), em solenidade realizada no Hotel Elo, em Curitiba.
Zé Maria destacou a participação na solenidade do presidente nacional do partido, Roberto Freire; do presidente estadual, Rubens Bueno;  deputados estaduais Marcos Isfer, Ratinho Júnior e Aílton Araújo; o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, e os vereadores Custódio da Silva e Sérgio Ribeiro.
O parlamentar disse que o convite a Manassés foi uma decisão de toda a bancada.