Universitários lançam movimento em defesa da educação

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2009 12h50, última modificação 24/06/2021 08h32

O primeiro encontro do Fórum Municipal em Defesa da Qualidade da Educação Pública acontece nesta quarta-feira (3), em Curitiba, por proposição do terceiro-secretário da Câmara, Aladim Luciano (PV). A expectativa é reunir 200 pessoas no auditório do Anexo II da Casa, das 14h às 18h, para debater a educação de jovens e adultos (EJA) e a aprendizagem ao longo da vida.
A iniciativa, com o apoio do vereador, é de estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que se sensibilizaram com os temas durante a disciplina Políticas e Planejamento da Educação no Brasil. A proposta da professora Maria Teresa Carneiro Soares era que a classe se envolvesse com a Campanha Global pela Educação, realizada todos os anos no mês de abril, visitando escolas da rede pública municipal e estadual para conhecer a realidade dessas comunidades.
"Quem não tem um amigo, parente, vizinho ou funcionário que seja analfabeto funcional? Que até assine o próprio nome, mas não consiga interpretar e realizar cálculos mais exigentes? Isso afeta o processo de educação. Essas pessoas precisam ter as suas necessidades atendidas para que aprendam melhor", explica a estudante Fernanda Hillnan, uma das organizadoras do fórum.
A Campanha Global pela Educação é uma aliança internacional de instituições e redes de educação da sociedade civil que envolve mais de cem países. O objetivo é lutar por leis, acordos internacionais e mais investimentos para a melhoria da educação pública.
Nesse sentido, a professora Maria Teresa comemora o apoio que o terceiro-secretário da Câmara de Curitiba deu ao evento. "Uma das premissas da ação global é se aproximar do Poder Legislativo, dos deputados e vereadores, para que a sociedade e os políticos enfrentem juntos aquilo que atrapalha a educação", explica Maria.
O vereador Aladim Luciano entende a importância dessa iniciativa. "O fórum é uma ação em favor da Campanha Nacional pelo Direito à Educação", afirma o parlamentar. A Campanha Nacional pelo Direito à Educação (
www.campanhaeducacao.org.br) organiza no Brasil a ação global. Desde 2001, ela reúne 200 organizações e redes entre sindicatos, organizações não-governamentais, grupos juvenis, associações comunitárias e movimentos sociais.
Participarão do debate Alexandre Leocádio, da rede estadual de ensino, os professores Carlos Henrique dos Santos e Maria Aparecida Zanetti, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Serão emitidos certificados de participação.