Sugerida à FAS implantação de projeto para idosos

por Assessoria Comunicação publicado 30/04/2012 18h30, última modificação 16/08/2021 15h15
Curitiba pode contar com a iniciativa japonesa Kihon Checklist, voltada à avaliação da fragilidade dos idosos, implantada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do país oriental. O vereador Jorge Yamawaki (PSDB) participou da entrega do projeto à presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, que deve repassá-lo à Secretaria Municipal da Saúde.
Aplicado no Japão desde 2008, o programa consiste em um diagnóstico anual da população idosa, por meio de um questionário anual. Aqui, este poderia ser enviado por correspondência ou aplicado por agentes comunitários de saúde. Essas informações são aplicadas em esferas diversas, como políticas públicas, serviços de saúde e pesquisas. O país, além de possuir a população com a maior proporção de idosos, tem o melhor índice de longevidade: 83,5 anos.
A ideia de Yamawaki é que, por meio do Kihon Checklist, seja realizado o levantamento das condições de fragilidade de cada região da capital, tornando os programas e serviços ofertados aos idosos mais assertivos. O grupo deve representar 12,9% da população brasileira em 2020, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O vereador destaca que o projeto é pioneiro no Brasil e possibilita uma avaliação simples e eficaz. “Diversas são as avaliações direcionadas aos idosos. Porém, todas são desenvolvidas para serem aplicadas por profissionais da saúde e em um ambiente clínico”, avalia.