Servidores têm curso de redação oficial

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 09h50

A Associação dos Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam-PR) realizou, esta semana, o curso de Redação Oficial – Atas e Anais, destinado a servidores ligados aos serviços de secretaria, plenário, redação e atas, arquivo e documentação. O curso, que teve início na quarta-feira e terminou nesta sexta, no Hotel Aladdin, foi ministrado por Ermínia Isabel Claudino, licenciada em Letras-Português pela Universidade Católica do Paraná e Redatora da Câmara Municipal de Curitiba.
Segundo o presidente da Ascam-PR, Relindo Schlegel, somente com o aperfeiçoamento dos servidores, através de cursos, é que se conseguirá atingir a excelência no serviço público. “Por isso, a nossa associação vem oferecendo cursos em diversas áreas relacionadas às câmaras municipais, sempre levando conhecimento e informação das mudanças que vêm ocorrendo na administração pública”.
Ermínia salientou que o enfoque do curso foi o de adequar a comunicação a critérios, normas e princípios, baseados no Manual da Presidência da República, de 28 de março de 2002, que permite incorporar novos padrões de forma a unificar a elaboração textual no âmbito do serviço público, abolindo o arcaísmo e utilizando uma linguagem atual e pragmática. “A redação precisa ser a mais perfeita possível, porque uma expressão errada ou uma vírgula fora do lugar pode causar transtornos”, afirmou, destacando, ainda, a importância de usar as palavras para que um documento não surta efeito contrário.
“Precisamos eliminar os chamados ruídos de comunicação, que, além de desagradáveis, não permitem a correta compreensão da linguagem das comunicações oficiais”, disse Ermínia, que também falou sobre algumas qualidades da redação, como a impessoalidade, objetividade, precisão, harmonia, concisão e polidez. “Um redator deve colocar-se no lugar do receptor, evitando termos difícieis e palavras longas, ler e reler o texto com muita atenção e, acima de tudo, ser conciso, claro, coeso e polido”, finalizou.