Publicidade em ônibus pode ajudar mulheres

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2009 17h00, última modificação 28/06/2021 09h34
O vereador Roberto Hinça (PDT) propõe a utilização dos espaços publicitários no transporte coletivo para campanhas educativas contra a violência à mulher. A proposta aguarda parecer técnico da Urbs para continuar a tramitação legal na Câmara de Curitiba. A ideia é que a campanha seja realizada um mês antes do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher ou em qualquer outra data escolhida pela prefeitura.
De acordo com o parlamentar, "é importante ajudar a mulher com publicidade de campanhas educativas, pois devemos sempre acreditar que a prevenção é o melhor remédio. Desta forma, nada mais salutar que usar a ampla visibilidade do transporte urbano de nossa cidade, já com fama nacional, como meio de divulgar o tema."
Lei
Roberto Hinça destaca, no projeto, que a medida "seria mais uma arma em defesa do sexo frágil, que na verdade não é tão frágil como se imagina, pois a luta pela igualdade feminina já demonstra a fibra e força incomum da mulher, em especial aquela renegada ao segundo escalão, que briga com as poucas possibilidades de êxito no País."
Aponta, ainda, na esfera nacional, a criação de lei para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher nos termos da Constituição Federal, a convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. Com a promulgação dessas leis, estão em fase de implantação as varas especializadas em violência doméstica e familiar. "Tudo isso para socorrer a mulher, que não deve mais passar por humilhações verificadas nos juizados especiais criminais, que, com raríssimas exceções, não dão amparo à mulher atingida pelos chamados "machões de fogão"", comenta Hinça, lembrando que, se sua proposta for aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, será mais uma forma de proteger as mulheres.