Projeto traz prevenção à gravidez precoce

por Assessoria Comunicação publicado 04/04/2007 19h10, última modificação 16/06/2021 06h28
O vereador Pedro Paulo (PT) apresentou projeto que prevê a criação do Programa de Prevenção à Gravidez Precoce. A idéia do parlamentar é evitar gestações não planejadas, incentivar e propagar  programa de planejamento familiar, prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST) em adolescentes e  parceiros, resgatar as jovens para a cidadania, através de suporte de assistência social, agentes de saúde e comunidade, e incentivá-las a ingressar em programas sociais.
Pedro Paulo explica que a comunidade médica tem alertado para as conseqüências da  gravidez na adolescência, que não se resumem apenas a fatores psicológicos ou sociais: põem em risco a vida da mãe e da criança. “Aos 14  anos, a menina ainda não tem estrutura óssea e muscular adequada para o parto e isso significa alta probabilidade de risco para a mãe e bebê”, comenta.
No documento, o vereador também ilustra a matéria com o relato da Fundação Perseu Abramo: “cerca de 20%  das crianças que nascem a cada ano no Brasil são filhas de adolescentes e a maioria não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade.”
Campanha
O projeto de Pedro Paulo prevê campanhas de divulgação de todos os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, educação sexual, orientações de todos os métodos e técnicas de contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, inclusive de implantes anticoncepcionais, com liberdade de opção.