Notas da sessão plenária de 30 de março

por Fernanda Foggiato — publicado 31/03/2021 08h28, última modificação 31/03/2021 08h28
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 30 de março

Notas da sessão plenária de 30 de março. (Arte: Laura Pereira/CMC)

Medidas restritivas I

É um grupo que não tem mais gordura para gastar”, disse Ezequias Barros (PMN) sobre os trabalhadores e proprietários de salões de beleza. “Estão agonizando, à beira da morte mesmo. E carecem que nós vereadores e o Poder Executivo vejam a situação.” Ele e Sabino Picolo (DEM) se reuniram, nessa segunda-feira (29), com representantes do segmento. Uma alternativa, sugeriu Barros, é que autorizar o funcionamento desses estabelecimentos com um percentual máximo de ocupação.

Medidas restritivas II

Indiara Barbosa (Novo) defendeu a retomada das atividades “com segurança, seguindo os protocolos, as orientações da Secretaria da Saúde”. “Não somos contra o distanciamento, não somos negacionistas”, justificou. A vereadora citou vídeo em circulação nas redes sociais em que cabeleireira protesta em ônibus da capital e situação em que proprietária de escola compra, “clandestinamente”, materiais para a confecção de kits entregues às crianças. “A que ponto chegamos, que o empreendedor, o trabalhador honesto, tentando sobreviver, fica parecendo um criminoso?”, completou.

Situação de rua

Professora Josete (PT) cobrou a promoção de políticas públicas voltadas à população em situação de rua, como a regulamentação do programa Aluguel Social (lei municipal 14.700/2015). Ela defendeu que as pessoas sem moradia são as mais vulneráveis em meio à pandemia. De acordo com a vereadora, houve uma mudança no perfil da população em situação de rua, antes formada principalmente por homens mais velhos. “Hoje temos famílias inteiras que não tiveram mais condições de pegar um aluguel e ter um espaço para morar.”

Pedidos de orações

“Quero mais uma vez reforçar nossos pedidos de orações pelo vereador Serginho do Posto [DEM] e pelo nosso servidor Everton [Beckert, diretor do Departamento de Administração e Finanças]”, afirmou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros). “Pela manhã tivemos a notícia que a [ex] vereadora Dona Lourdes sofreu um AVC e está internada”, acrescentou.

Guarda Municipal

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Denian Couto (Pode) questiona o número de contágios, afastamentos e óbitos pela Covid-19 na Guarda Municipal (062.00164.2021). Dentre outras perguntas, o requerimento também trata das medidas de prevenção ao novo coronavírus, do cronograma de vacinação e do suporte aos servidores infectados.

Cronograma de vacinação

Da vereadora Sargento Tânia Guerreiro (PSL), pedido de informações ao Executivo dispõe sobre o Plano Municipal de Imunização (PMI). Ele questiona o cronograma de vacinação e quando serão contemplados os bombeiros e os policiais militares (062.00165.2021).

Sanções antiCovid

Dalton Borba (PDT) pergunta à Prefeitura de Curitiba quanto já foi recolhido aos cofres municipais em decorrência da aplicação de multas pelo descumprimento das medidas impostas pela lei 15.799/2021, de enfrentamento à pandemia (062.000166.2021). Ainda, o número de autos de infração aplicados a pessoas sem máscara em espaços públicos ou pelo uso incorreto na mesma.