Ética.png

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Biênio 2019/2020

Competência

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba é responsável por zelar pela observância dos preceitos do Regimento Interno do Legislativo e do Código de Ética e Decoro Parlamentar. O órgão deve atuar pela preservação da dignidade do mandato parlamentar na CMC.

Com mandato de dois anos, o colegiado é constituído por nove membros titulares e nove suplentes. Os vereadores integrantes do Conselho de Ética devem ser indicados até o dia 10 de fevereiro no primeiro e no terceiro ano da legislatura, sendo necessário observar o princípio da proporcionalidade partidária e o rodízio entre partidos ou blocos parlamentares não representados.

O Código de Ética e Decoro Parlamentar é uma norma anexa ao Regimento Interno que estabelece os princípios éticos e regras do decoro que orientam a conduta do vereador. O exercício do mandato exige conduta digna e compatível com os preceitos deste código.

Quando se reúne?  Quando recebe uma denúncia ou é acionado pela Corregedoria da CMC.

Como falar com a comissão? Ligue 3350-4500 ou mande e-mail para

Vereadores que integram o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Vereador(a)Função

bruno_pessuti.jpg

Bruno Pessuti (PODE)

vice-presidente e presidente interino
dona_lourdes.jpg

Dona Lourdes (PSB)

membro
geovane_fernandes.jpg Geovane Fernandes (Patriota)
marcos_vieira.jpgMarcos Vieira (PDT)
maria_leticia.jpgMaria Leticia (PV)

paulo_rink.jpgPaulo Rink (PL)
professora_josete.jpgProfessora Josete (PT)

rogerio_campos.jpgRogerio Campos (PSD)

membro

toninho_da_farmácia.jpgToninho da Farmácia (DEM)

Suplentes, conforme o Termo de Homologação 7/2019, de 11/4/2019*

Do bloco parlamentar PSB/PP/PR/DEM/SD/PRP/PSDB
Colpani (PSB), Julieta Reis (DEM) e Maria Manfron (PP)

Do bloco parlamentar PODE/PTB
Oscalino do Povo (PP)

Do bloco parlamentar  PV/DC
Maria Leticia (PV)

Da bancada do  PDT
Zezinho Sabará (PDT)

Da bancada do PSD
Professor Euler (PSD)

Da bancada do PSC
Dr. Wolmir (Republicanos)

*Os partidos dos vereadores estão atualizados com dados de julho de 2020. Muitos parlamentares trocaram de partido desde a homologação.