Carol Dartora |  1 mandato (2021-2024)

Perfil e legislatura de que participou

Carol Dartora (PT)

Outras informações sobre Carol Dartora

Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
Nome civil/nascimentoAna Carolina Moura Melo Dartora;
Curitiba (PR), 01/05/1983
Resultados eleitorais
  • 2020 (8.874 votos - PT)


PERFIL DA VEREADORA

Carol Dartora foi a primeira mulher negra eleita vereadora na capital do Paraná e a terceira candidata mais votada em 2020, com 8.874 votos. É professora de História, militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro.

Ana Carolina Moura Melo Dartora nasceu em Curitiba. Graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), é especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal da Paraná (UTFPR).

Autodeclarada de esquerda, Carol Dartora é feminista e foi secretária da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná). Também é militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro.

Primeira mulher negra eleita vereadora na capital do Paraná, ela recebeu 8.874 votos pelo PT - Partido dos Trabalhadores. Foi a terceira candidata mais votada no pleito de 2020, resultado que atribui ao crescimento do debate antirracista no país. “Curitiba é uma das cidades mais desiguais do Brasil e não dá para falar de democracia desse jeito”, afirmou.

“Quero trazer [para a CMC] aqueles debates que não têm a amplitude necessária, que são o transporte público e o acesso das pessoas à cidade”, adianta a vereadora. Dartora ainda comprometeu-se a desempenhar “um mandato popular e coletivo”.


» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.