Mês da mulher: vereadora há mais tempo na Casa está no 6º mandato

por Fernanda Foggiato publicado 22/04/2020 00h35, última modificação 11/04/2022 14h24
Colaboradores: claudia.krüger
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Mês da mulher: vereadora há mais tempo na Casa está no 6º mandato

Foto: Arquivo/CMC

Das 24 vereadoras em atividade ou que já passaram pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Julieta Reis (DEM) é a que está há mais tempo em atuação. Na sexta legislatura consecutiva, a parlamentar abriu, em 2019, seu 23º ano na Casa. Ela tem como bandeiras a área cultural, os idosos, as microempresas, a geração de empregos e os trabalhadores ambulantes (saiba mais). É considerada a madrinha dos artesãos e a incentivadora das feiras livres. Já passou quatro vezes pelas Mesa Diretora do Legislativo.

Em segundo lugar com mais tempo de Câmara Municipal entre as mulheres, aparece Nely Almeida, vereadora que teve como principais bandeiras propostas aos idosos e aposentados, e que faleceu em 29 de outubro de 2012, aos 77 anos de idade, pouco antes de fechar o sexto mandato. Mas como em duas legislaturas ela assumiu como suplente, somou um período menor no Legislativo.

Na 13ª legislatura, Nely foi suplente de Fabio Camargo (em 2002, por seis meses, quando ele se afastou por uma licença de saúde) e depois de Mauro Moraes (de 2003 a 2004, quando o parlamentar foi eleito deputado estadual). Em 2011, no início do segundo biênio da 15ª legislatura, ela assumiu a vaga deixada por Mara Lima, eleita para a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

Na sequência vêm Dona Lourdes (PSB) e Professora Josete (PT), ambas na quarta legislatura consecutiva. A primeira vereadora tem como bandeiras a justiça social e a defesa dos direitos dos trabalhadores e excluídos da sociedade. A segunda, a saúde pública, a educação, a fiscalização do Executivo e do Legislativo, o orçamento, políticas públicas para mulheres e o funcionalismo público.
 
Mandatos únicos
Das 16 vereadoras de legislaturas anteriores, 12 tiveram uma única passagem pela Câmara de Curitiba. Esse número não abrange a atual bancada feminina, formada por 8 parlamentares. Além das veteranas Julieta, Dona Lourdes e Josete, Noemia Rocha (MDB) está no terceiro mandato consecutivo. Já Fabiane Rosa (DC), Katia Dittrich (SD), Maria Leticia Fagundes (PV) e Maria Manfron (PP) estrearam na atual legislatura, em 2017.

Dia Internacional da Mulher
No mês da mulher, a Câmara de Curitiba resgata um pouco da trajetória das mulheres na política. No dia 8 de março, elas mandaram um recado contra o feminicídio nas redes sociais. Em 2018, foi reinaugurada a Galeria de Vereadoras no hall de entrada do auditório da Câmara Municipal, um espaço que conta a um pouco da vida pública de cada mulher que passou pelo Legislativo, desde a primeira vereadora. Esse trabalho pode ser conferido pessoalmente ou no hotsite Vereadoras na Política de Curitiba.