Rede Marista de Solidariedade apresenta mapeamento do ensino fundamental de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2013 13h00, última modificação 20/09/2021 10h41

A articuladora da Rede Marista de Solidariedade (RMS), Geliane Quemelo, apresentou aos parlamentares, na sessão plenária desta terça-feira (15), um mapeamento do ensino fundamental na capital paranaense. Os dados estão reunidos no livro “Infância, Adolescência e Direitos - Ensino fundamental em Curitiba”, publicado em 2013 e produzido com a participação das organizações integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Fórum DCA/PR).

O levantamento foi feito com base em dados oficiais de vários órgãos públicos, como Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Conforme a convidada, o estudo alerta para a falta de escolas em Curitiba, principalmente nos bairros São Miguel, Ganchinho, Parolin e Santa Quitéria.

Outro dado preocupante se refere ao trabalho infantil. “Em Curitiba, 34% das crianças entre 10 e 14 anos trabalham mais de 30 horas por semana, e sequer deveriam trabalhar”, informou Geliane Quemelo. O projeto enumera, ainda, as principais queixas dos alunos, entre elas, a precariedade da infraestrutura de banheiros e quadras poliesportivas, excesso de lixo, bullying e falta de acessibilidade.
 
Líder do PDT, Jorge Bernardi disse que os dados são “estarrecedores”. “Há um número elevadíssimo de crianças fora da escola. Isso deve ser prioridade para o município”, ponderou. Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Mauro Ignacio (PSB), firmou o compromisso de propor um seminário, em 2014, para discutir os dados levantados pela RMS. “Vamos estudar o mapeamento”, completou.

“Essa rede tem uma história na educação, seja de Curitiba, do Paraná, seja do Brasil. Nosso país é carente na área de pesquisa. Tivemos um avanço na universalização do ensino fundamental. Algumas décadas atrás, só entravam na escola, e na escola pública, crianças e adolescentes de classes mais elitizadas”, destacou a líder do PT, Professora Josete.

Todos os vereadores receberam cópias do livro “Infância, Adolescência e Direitos - Ensino fundamental em Curitiba”. O estudo, bem como outras publicações da Rede de Solidariedade, está disponível na internet (link). Também participaram do debate o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), e o líder da maioria, Pedro Paulo (PT).

Rede Marista de Solidariedade
 
A RMS promove programas, projetos e ações voltados a defesa dos direitos das crianças e dos jovens. Cerca de 16 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são assistidas pela entidade, em 25 unidades sociais espalhadas pelo país. A Rede atua, ainda, no desenvolvimento da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e no fortalecimento de vínculos (oficinas de arte-educação no contraturno escolar).

Em Curitiba, a RMS tem sede no Centro Educacional Marista, que atende crianças de até cinco anos e adolescentes com idades entre 15 e 17 anos – na qualificação profissional e ensino médio técnico. A unidade fica na Rua Raul Pompéia, 188, bairro Fazendinha. Contato pelo e-mail cesomarctba@marista.org.br ou pelo telefone (41) 3288 3576. Saiba mais sobre a RMS.