Moradores pedem CPI para investigar situação da Vila Domitila

por Marcio Silva publicado 05/05/2020 00h27, última modificação 05/05/2020 00h27
 Moradores pedem CPI para investigar situação da Vila Domitila

Moradores da Vila Domitila pedem que Câmara crie CPI para investigar supostas irregularidades relacionadas à área, que está em disputa judicial. (Foto: Andressa Katriny/CMC)

Uma comissão de moradores da Vila Domitila – área entre os bairros Ahú e Cabral que é disputada judicialmente entre moradores e INSS há mais de 20 anos – esteve na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (8) para reivindicar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades que teriam sido cometidas pelo poder público no período, entre elas o sumiço de documentos relacionados à área.

Morador da área há mais de 30 anos, Estevão Pereira denuciou que o INSS está realizando leilões de quadras da Vila Domitila, nos quais os atuais moradores são impedidos de participar. Ele garante ter adquirido seu imóvel e possuir a documentação, ao mesmo tempo em que acusa prefeitura e governo do Paraná de terem cometido fraudes nos registros que definem a posse do terreno.

“Há aproximadamente 40 famílias prestes a ser despejadas. É uma luta de Davi contra Golias, pois há interesses de incorporadoras na região, além da própria Justiça Federal, que julga nossas ações, e pretende utilizar parte da área para construir equipamentos judiciários”, acrescentou Pereira. “Estão passando um rolo compressor em nós, que compramos e pagamos pelos terrenos. Não queremos nada além dos nossos direitos”, desabafou Aurora Girardi, moradora da área há 30 anos.

Um dos vereadores a conversar com os manifestantes, Jairo Marcelino (PSD) disse ter intermediado uma reunião dos moradores com o ouvidor de Curitiba, Clóvis Costa, que deve acontecer na tarde de hoje. Já Julieta Reis, presidente da Comissão de Serviço Público, ponderou que o tema está “judicializado” e que deve ser verificado o que compete à Câmara no caso. “É uma questão complexa que se arrasta há décadas”, emendou. A vereadora adiantou que pretende apresentar um pedido de informações à prefeitura pedindo esclarecimentos sobre a Vila Domitila.