Reiteração de solicitações e pedido urgente de sinalização viária – Rua Otávio Ganz

por Maicon Penteado última modificação 06/03/2026 08h47

Por meio deste, reitero as diversas solicitações já registradas junto ao Município sob os protocolos nº 12115196, 12115295, 12115285, 11966690, 12115256, 12115113, 12115238 e 12115162, que até o momento não resultaram em solução efetiva. Solicito, com urgência, a implantação de sinalização horizontal (faixa amarela contínua) em todo o lado direito da Rua Otávio Ganz, a fim de garantir a circulação adequada de veículos e o acesso dos moradores às suas residências. O problema não se limita ao bloqueio de entradas de garagem. A via é estreita e, quando veículos estacionam em ambos os lados, não há espaço suficiente para a circulação regular dos carros, ocasionando bloqueios totais da rua, retenção de trânsito e conflitos entre motoristas. Reitero também a necessidade de implantação de faixas de pedestres para travessia segura da Rua Otávio Ganz em direção à Rua Batista Ganz, permitindo acesso adequado ao Parque Barigui. A ausência de sinalização coloca moradores e pedestres em situação de vulnerabilidade. Ressalta-se que a região recebe grande fluxo de visitantes em razão do Parque Barigui e de eventos amplamente promovidos pelo Município, sem que haja organização viária compatível com essa demanda, transferindo aos moradores os impactos da desordem no trânsito. No dia 01/03/2026, às 15h28, a via ficou completamente bloqueada, gerando conflito entre motoristas e moradores, resultando em briga de trânsito e necessidade de acionamento policial por três vezes no mesmo dia. A recorrência dos fatos evidencia falha na prestação do serviço público de organização viária, colocando moradores em risco e comprometendo a segurança da região. Diante disso, solicito vistoria técnica urgente e adoção imediata das medidas cabíveis para restabelecimento da circulação segura e ordenada na via.

: 05/03/2026 09h56
: Reclamação
: Ouvidoria
: 20260305095655
: Resolvida

Respostas

1

: maicon.penteado
: 06/03/2026 08h45
: Tramitando

Conforme disposição legal contida na Lei Municipal nº 16.546/2025, à Ouvidoria do Legislativo incumbe receber as manifestações da sociedade, classificadas como reclamações, elogios, solicitações ou sugestões sobre as atividades administrativas e parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba.

Sendo assim, cumpre destacar que a competência da Ouvidoria está limitada a questões relacionadas à atividade do legislativo municipal, sendo que assuntos que envolvam o Executivo Municipal ou outros órgãos públicos devem ser dirigidos diretamente a tais entes.



É possível registrar sua manifestação junto à Prefeitura de Curitiba conforme as orientações contidas no site "Lei 13.460 - Curitiba - Ouve", acessível através do link: https://www.curitiba.pr.gov.br/lei13460



Disponibilizamos link com informações de contato com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito: 
https://locais.curitiba.pr.gov.br/[…]/884


Abaixo, elencamos os tipos de manifestações que competem à Ouvidoria do Legislativo:

Reclamações: queixas contra atendimentos, prestação de serviços, abuso de autoridade ou atuação praticada por aqueles que representam a Câmara Municipal de Curitiba.

Elogios: agradecimento por atendimentos realizados por servidores, vereadores e colaboradores ou ainda em relação à atuação dos parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba.

Sugestões: propostas para aprimorar os trabalhos do Poder Legislativo Municipal.

2

: maicon.penteado
: 06/03/2026 08h47
: Resolvida

A manifestação não compete à Ouvidoria do Legislativo.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento