Câmara lança hotsite com dados e tramitação do Plano de Recuperação

por Filipi Oliveira — publicado 13/05/2020 19h11, última modificação 13/05/2020 23h14 Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba.
Câmara lança hotsite com dados e tramitação do Plano de Recuperação

Para facilitar a compreensão das propostas do Plano de Recuperação, a Câmara Municipal lança um hotsite com todas as informações. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Para permitir que a população acompanhe passo a passo a tramitação dos doze projetos de lei que compõem o chamado Plano de Recuperação da Prefeitura de Curitiba, a Câmara Municipal reuniu todas as informações em um site especial. Agora é possível ler todas as notícias relacionadas às proposições, consultar pareceres, documentos anexados e conferir os áudios e vídeos das reuniões.

“Temos a responsabilidade necessária para enfrentar esse momento delicado da cidade, em que é preciso lidar com a situação financeira da prefeitura, mas também garantir aos vereadores o direito de legislar em prol da população. Desde o início, a transparência é a regra”, analisa Serginho do Posto (PSDB), presidente da Câmara Municipal.

“O hotsite ajudará a população a entender como está a tramitação de cada projeto e também conhecer mais o que realmente poderá ser alterado com as novas legislações que estão sendo deliberadas pela Câmara. A transparência é fundamental, sempre”, apontou Bruno Pessuti (PSD), primeiro-secretário da Câmara.

Para Mauro Ignácio (PSB), segundo-secretário da Câmara, é natural o compartilhamento de informações com toda a população. “O momento exige reflexão e serenidade sobre os destinos da nossa cidade. Por isso, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis, que possibilitem o repasse transparente e responsável de informações. A criação de um canal específico virá contribuir para o melhor entendimento de todos”, analisou.

O portal começa com uma tabela dos doze projetos do Plano de Recuperação, em que estão lincados os textos originais e as notícias sobre eles publicadas pela Câmara, instruções da Procuradoria Jurídica e tramitação nas comissões temáticas. A disposição linear permite que, numa rápida visualização, a população e a imprensa saibam em que pé está a votação de cada uma das medidas propostas pelo Executivo.

As notícias estão divididas em duas categorias, para destacar o diálogo da Câmara com os sindicatos dos servidores públicos e com os secretários municipais. Pelo menos 20 reuniões foram realizadas até agora relacionadas ao debate do ajuste fiscal. Confira tudo no hotsite elaborado pela Diretoria de Comunicação da Câmara, em parceria com a Diretoria de Informática.