Zélia Passos

10ª legislatura (1991-1992)

07-ZeliaPassos.jpg

Natural da cidade de Penápolis (SP), Zélia de Oliveira Passos nasceu em 24 de fevereiro de 1941, filha de Salim de Oliveira Chueire e Aurélia Franco Chueire. Chegou a Curitiba na adolescência. Pedagoga e mestre em Sociologia, foi casada com ex-deputado federal Edésio Franco Passos, com quem teve dois filhos: Ana Beatriz e André (também ex-vereador da capital).

Em 1991, Zélia tomou posse como parlamentar de Curitiba na cadeira deixada por Dr. Rosinha, também do PT, que havia sido eleito deputado estadual. Ao assumir a vaga no Legislativo municipal, Zélia disse que se dedicaria ao aprimoramento da LOM - Lei Orgânica do Município e ao regime jurídico dos servidores. Na ocasião, ela ainda destacou a experiência adquirida no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), do qual foi coordenadora de planejamento da rede escolar e coordenadora socieconômica.

Ela participou, na década de 1960, do Centro Popular de Cultura (CPC), ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE). Integrante da organização clandestina Ação Popular (AP), de resistência e combate à ditadura militar, foi perseguida e presa, durante a gravidez do segundo filho. Ao lado de Edésio, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná.

Zélia participou da criação e da primeira diretoria da Associação dos Servidores Municipais de Curitiba (ASMUC). Foi diretora de Educação da Prefeitura de Curitiba na primeira gestão do prefeito Jaime Lemer. Professora concursada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi demitida devido à prisão política, cargo ao qual foi readmitida com a Lei da Anistia, em 1979. Atualmente a ex-vereadora está aposentada.

*Informações atualizadas em março de 2018.