Renata Bueno

15ª legislatura (2009-2012)

14-RenataBueno.jpg

Filha do deputado federal Rubens Bueno e de Rosemaria Eitelwein Bueno, Renata Eitelwein Bueno nasceu em Brasília, no dia 10 de novembro de 1979. É casada com Angelo Martiriggiano. Formada em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especializou-se na Universidade de Pádua e cursou o mestrado na Universidade de Roma. Com cidadania italiana, é a primeira brasileira a ocupar um cargo de deputada no país europeu, eleita pela Circunscrição América do Sul no pleito de fevereiro de 2013.

No mandato na Câmara Municipal de Curitiba, presidiu a Comissão Especial de Direitos Humanos para Estudo e Aplicação dos 8 Objetivos do Milênio. Integrou os colegiados de Constituição e Justiça (antigamente chamado de Legislação, Justiça e Redação), da Copa do Mundo de 2014 e foi relatora da comissão especial para revisão da Lei Orgânica do Município (LOM).

Criou o Grupo Parlamentar Curitiba/Itália e articulou o intercâmbio entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Roma Tor Vergata, para viabilizar programas nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Direito. Ela é autora, por exemplo, da codificação das leis municipais, para reunir as normas da cidade (lei municipal 14.129/2012), e do selo Criança Segura (lei 14.113/2012).

A ex-vereadora já foi membro da Comissão de Gestão Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB/PR), do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), conselheira da diretoria do Conselho da Mulher Executivada Associação Comercial do Paraná (ACP) e diretora da Fundação Astrogildo Pereira de Estudos Políticos.

Ela foi convidada pelo ex-senador Edoardo Pollastri para concorrer às eleições ao Parlamento italiano, mandato assumido em março de 2013, meses após o fim da legislatura na Câmara de Curitiba, em dezembro de 2012. Uma de suas primeiras lutas foi pela desburocratização do reconhecimento dos títulos de estudo estrangeiros no Brasil e pela efetivação da Convenção da Apostila da Haia.

*Informações atualizadas em março de 2018.