Noemia Rocha (MDB)

15ª (2009-2012), 16ª (2013-2016),
17ª (2017-2020) e 18ª (2021-2024) legislaturas

Noemia Rocha - página interna

A paranaense Noemia de Souza e Silva Alves Rocha tem 61 anos e é natural de Londrina. É casada com Carlos Rocha e mãe de Bruna e Juliane. Graduada em Gestão Pública pela Fatec Internacional (Faculdade de Tecnologia Internacional), defende o combate às drogas, o empoderamento da mulher, a educação e a segurança pública. Destaca-se na luta pelos direitos do funcionalismo público e pela qualidade da saúde da população. 

Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Curitiba (IEADC), sempre se envolveu em projetos de evangelização e ação social. Além disso, por mais de 15 anos esteve na gerência e coordenação de projetos voltados à assistência social em várias instituições, entre elas a Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep). Também é fundadora do Núcleo de Voluntariado do Instituto Betânia de Ação Social (IBAS). Como comunicadora de rádio já esteve à frente do Programa Mulher Instrumento de Deus e Firme na Rocha.   

Com passagem pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista, Noemia Rocha foi eleita pela primeira vez vereadora de Curitiba em 2008, com 3.810 votos pelo MDB - Movimento Democrático Brasileiro, seu atual partido. Hoje, está no seu quarto mandato consecutivo, conquistado em 2020 com 4.439 votos também pelo mesmo partido.

No Legislativo, propôs a proibição de uso do produto cancerígeno amianto (lei municipal 14.172/2012) e a instalação de lixeiras específicas para coleta de bitucas de cigarro, além da reciclagem e destinação ambientalmente adequada do material (lei 14.152/2012). Foi uma das responsáveis pela criação da Frente Parlamentar em Defesa da Família e intermediou o repasse de R$ 11 milhões para os hospitais de Curitiba, provenientes do orçamento próprio da CMC.

Foi corregedora da CMC nos dois biênios da 16ª legislatura (2013-2016), período em que o Legislativo recebeu o maior número de denúncias e representações em sua história recente. Em sua trajetória política, Noemia Rocha já recebeu o título de vereadora mais atuante de Curitiba e uma das mais transparentes, além da medalha Mérito Eleitoral. Em seu partido, é presidente do MDB Mulher Estadual. 

Atualmente é procuradora adjunta da Mulher do biênio 2021-2022 e presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte. Líder do bloco parlamentar MDB/DC, também integra as frentes parlamentares de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19; em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua; em Defesa da Advocacia; e de Segurança Alimentar e Nutricional.

*Informações atualizadas em junho de 2021.