Giorgia Prates - Mandata Preta (PT)
18ª legislatura (2023-2024)
Paulistana, natural da Zona Leste de São Paulo (SP), Giorgia Tais Xavier Prates é fotojornalista, artista e ativista de Direitos Humanos. Ela trouxe para a Câmara Municipal de Curitiba a Mandata Preta, com a proposta uma equipe só de mulheres e quase todas negras.
Giorgia Prates é tecnóloga em fotografia pela Universidade Tuiuti, com especialização em Jornalismo pela Faculdade Faveni. É fotógrafa oficial, pelo Paraná, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ONU Brasil) e vencedora do prêmio Cannes com o filme “O uniforme que nunca existiu”, nas categorias Glass e Entertainment Lions For Sport. No fotojornalismo, atua no Coletivo CWB Resiste e no jornal Brasil de Fato.
Entrou para a política motivada pelo que via nas coberturas jornalísticas. Acompanhando as aflições de quem sofre com a falta de moradia e de outros serviços públicos básicos em Curitiba, Giorgia decidiu que precisava ir além das denúncias que fazia com suas lentes profissionais.
Nas Eleições 2024, obteve 6.070 votos para seu segundo mandato, 2.488 a mais do que nas eleições de 2020, quando os 3.582 votos recebidos lhe deixaram com a terceira suplência do Partido dos Trabalhadores (PT). Prates assumiu a vereança em 2023, após a eleição de Carol Dartora para a Câmara Federal, e de Renato Freitas e Ana Júlia Ribeiro para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Ela é co-autora da Política Municipal Vini Jr. de Combate ao Racismo no Esporte (lei 16.267/2023) e da lei que instituiu o Dia da Marcha do Orgulho Crespo no calendário de Curitiba (lei 16.255/2023). Entre as prioridades de trabalho da Mandata Preta, estão: o acompanhamento e a fiscalização de obras públicas na periferia; projetos voltados à segurança alimentar e moradia; denúncias de violação de direitos humanos; apresentação de projetos de lei por uma Curitiba mais inclusiva, diversa e antirracista; e projetos em defesa dos animais.
Atualmente, a vereadora é a quarta-secretária da Mesa Diretora da CMC (biênio 2025-2026). Também é líder da Oposição, 2ª vice-líder do bloco PT-PSB-PSOL e ocupa a segunda vice-liderança da Federação PT-PCdoB-PV.
*Informações atualizadas em fevereiro de 2025. Dados adicionais sobre a trajetória da vereadora serão acrescentadas em breve, com apoio do gabinete parlamentar.