Carla Pimentel

 16ª legislatura (2013-2016)

16-CarlaPimentel.jpg

Curitibana, Carla Cristiana de Carvalho nasceu no dia 26 de agosto de 1982, filha de Carlos Alberto de Carvalho e Ruth Valderez de Carvalho. Neta do pastor José Pimentel de Carvalho, um dos fundadores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Paraná, é formada em Tecnologia da Informação e em Psicologia. Ela entrou na vida pública devido à visibilidade pelo voluntariado, pela atuação na assistência social e no combate às drogas. Missionária, já esteve em missão a vários países, principalmente da África.

Como vereadora, Carla Pimentel teve como principal bandeira os direitos humanos - da família, da criança, da mulher e de minorias. Ela defende a cultura de paz, com o combate à discriminação e ao preconceito. Trabalhou para a melhoria do atendimento à saúde da população carente e na assistência social, áreas para as quais destinou a maior parte dos recursos de suas emendas orçamentárias.

Presidiu o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública; o colegiado especial dos Oito Objetivos do Milênio; e a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro. Representou a Câmara de Curitiba no Conselho de Administração da Urbs.

São da autoria de Carla Pimentel, por exemplo, as leis municipais para aumentar para 12 anos a idade mínima para manuseio de fogos de artifício, mesmo que o adolescente esteja acompanhado de um dos pais ou responsáveis (lei municipal 14.340/2013); para instituir no calendário oficial de eventos da cidade o Dia da Família, celebrado em 29 de agosto (lei 14.509/2014); e para a criação do programa Horta Solidária Urbana (lei municipal 14.742/2015).

*Informações atualizadas em março de 2018.