Amália Tortato (Novo)

18ª legislatura (2021-2024)

Amália Tortato - página interna

Natural de Telêmaco Borba, interior paranaense, Maria Amália Barros Tortato tem 36 anos, é casada e tem uma filha. Foi atleta de vôlei em sua cidade natal, representando seu colégio e o município em competições esportivas até os 18 anos. É formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sua experiência como comissária de voo, profissão que exerceu entre 2006 e 2020, lhe deu a oportunidade de conhecer diversas regiões do Brasil e ao redor do mundo. “Conheci Caracas, na Venezuela, e vi de perto a tristeza e a pobreza que resultam de um governo autoritário. Por outro lado, constatei na prática os benefícios que a liberdade econômica e a democracia trouxeram para países de primeiro mundo como Estados Unidos e Alemanha, que proporcionam aos seus cidadãos oportunidades, qualidade de vida e segurança. É essa receita de sucesso que tem me feito sonhar com um Brasil melhor”, diz.

Formada pelo RenovaBR, uma escola que, segundo a vereadora, “tem como objetivo transformar pessoas comuns em políticos fora do comum”, Amália Tortato é líder da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e atua nos movimentos LIVRES e LOLA (movimento político liberal só para mulheres). Em 2018, se filiou ao Partido Novo, que a elegeu em 2020 para uma cadeira na CMC, com 3.092 votos.

“Quero apresentar projetos que, de fato, melhorem a vida das pessoas”, compromete-se Amália, que tem como bandeiras a defesa da liberdade individual, da desburocratização e da primeira infância. Ela é coautora da lei municipal 15.810/2021, que reconheceu os serviços educacionais, por meio das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, como atividade essencial em Curitiba. 

Corregedora da CMC do biênio 2021-2022, ela também é presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo e vice-líder do bloco parlamentar SD/Novo. Também integra a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia. Amália Tortato prometeu atuar como vereadora independente, com autonomia de fiscalizar tanto o Poder Executivo, quanto o Legislativo. Autodeclarada de direita liberal, se dedica integralmente ao mandato parlamentar.

*Informações atualizadas em junho de 2021.