Vereador Professor Euler (MDB)  |  2º mandato (2021-2024)

Perfil, contato, comissões das quais participa, projetos e notícias

Prof. Euler (MDB)

Outras informações sobre Professor Euler

PartidoMovimento Democrático Brasileiro (MDB)
Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
  • 17ª (2017-2020)
Comissões das quais participa
Frentes parlamentares das quais participa
GabineteAnexo 1, 1º andar, sala 2, com acesso pela praça Eufrásio Correia.
Telefones3350-4930 (Ramais 4928 a 4933)
Redes sociaisInsta.pngTwitter.pngYoutube.png
Site/e-mail»
Liderança ou função específica
  • Líder do bloco parlamentar MDB/DC
  • Vice-líder do MDB
  • Presidente da Comissão Especial da Revogação das Leis 
  • Presidente da Comissão de Participação Legislativa
  • Ex-terceiro-secretário da Mesa Diretora da CMC (biênio 2021-2022)
Nome civil/nascimentoEuler de Freitas Silva Junior;
São Paulo (SP), 18/12/1973
Resultados eleitorais
  • 2020 (8.315 votos - PSD)
  • 2016 (7.188 votos - PSD)
Alterações de filiação partidária na atual legislatura
Eleito pelo PSD em 2020, migrou para o MDB. A formalização foi feita à Câmara de Curitiba em abril de 2022.



Confira a trajetória e as bandeiras defendidas pelo vereador no podcast Você me representa.

PERFIL DO VEREADOR

Reeleito em 2020 para o segundo mandato com 8.315 votos, Professor Euler é natural de São Paulo (SP) e, além de parlamentar, é professor de cursinho pré-vestibular. Foi segundo-secretário da CMC na gestão 2019-2020 e terceiro-secretário no biênio 2021-2022. Casado, tem três filhos.

Euler de Freitas Silva Junior é mais conhecido como Professor Euler, filho de um bancário e uma dona de casa. É casado com Manuela Abrahão e pai de Eduardo, Maitê e Mariah. Veio para Curitiba em 1995, a convite do Grupo Positivo para ocupar a cadeira de professor titular de Física do curso pré-vestibular. Nesse período todo, mais de 120 mil alunos realizaram o sonho de passar no vestibular tendo aulas com ele.

O vereador é formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e iniciou o mestrado em Ciências Cognitivas. Nessas áreas escreveu obras sobre Empreendedorismo, Geração de Emprego e Renda, Liderança, Apreciação Investigativa Aplicada à Educação, Avaliação Externa, Formação e Performance de Professores, Métodos de Estudo, entre outros. Ainda no ramo editorial, foi autor de uma coleção integrada de Ciências da Natureza e Ciências Humanas aprovada pelo MEC no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 

Em 2016, motivado pela difícil situação do país e pelo completo descrédito nos políticos, fui convencido a me candidatar a vereador em Curitiba com o compromisso de dar orgulho às pessoas e lutar pela moralização da política”, conta o vereador, que hoje ocupa o cargo de terceiro-secretário do Legislativo, biênio 2021-2022. Naquele ano, foi eleito para o seu primeiro mandato com 7.188 votos pelo PSD – Partido Social Democrático. Nesta campanha, não aceitou doações, recusou a verba do fundo partidário e investiu menos de R$ 10 mil.

A atuação parlamentar de Euler é pautada nos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Autodeclarado vereador independente, ele abriu mão da cota mensal de selos e do veículo oficial a quem tem direito. E já no primeiro mandato visitou, com sua equipe e por duas vezes, as 185 escolas municipais de Curitiba com o objetivo de identificar demandas de diretores, professores e alunos para apresentar à Prefeitura de Curitiba.

É autor de diversos projetos de lei em tramitação na Casa, entre eles a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal que impede com que vereadores possam assumir cargos de direção em organizações sociais que mantenham algum tipo de contrato com a prefeitura; e a que revoga 3.000 leis municipais. “Jamais apresentei um projeto de lei para dar nome a rua ou bem público”, destaca o vereador, que já ocupou a presidência das comissões de Participação Legislativa e de Educação, Cultura e Turismo.

Nas eleições, Professor Euler foi o único candidato eleito sem qualquer questionamento em suas contas de campanha. Em 2020, foi reeleito para o segundo mandato consecutivo, também pelo PSD – único partido ao qual se filiou em toda a sua trajetória – sem utilizar o fundo partidário, com 8.315 votos. Segundo ele, nos próximos quatro anos “continuará com seu objetivo principal: dar orgulho às pessoas! Exercendo de maneira íntegra e transparente as funções de vereador, tendo sempre a fiscalização norteando meu trabalho”.

» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.