Flávia Francischini |  1 mandato (2021-2024)

Perfil e legislatura de que participou

Flávia Francischini (União)

Outras informações sobre Flávia Francischini

Legislaturas
  • 18ª (2021-2024)
Nome civil/nascimentoFlávia Carolina Resende Jaber Francischini;
Brasília (DF), 23/05/1978
Resultados eleitorais
  • 2020 (4.540 votos - PSL)
Alterações de filiação partidária na 18ª legislaturaEleita pelo PSL em 2020, migrou para União Brasil, após a fusão dos partidos DEM e PSL. A formalização foi feita à Câmara de Curitiba em abril de 2022.

PERFIL DA VEREADORA

Em seu primeiro mandato, Flávia Francischini foi eleita em 2020 pelo PSL com 4.540 votos. É esposa do deputado estadual Fernando Francischini e tem dois filhos

Flávia Carolina Resende Jaber Francischini é advogada e ex-agente da Polícia Federal. Ela e Fernando Francischini têm dois filhos, Fernando e Bernardo. A chegada do segundo filho foi motivo do ingresso da vereadora na ação social: após o diagnóstico do TEA (Transtorno do Espectro Autista), ela fundou o Instituto “Fazer o bem sem olhar a quem”, que atende e orienta famílias carentes a ter acesso ao diagnóstico e orientações sobre o autismo. A instituição, que também promove outras ações em prol das comunidades carentes de Curitiba, já atendeu mais de 530 famílias em oito anos de atividade. 

Foi agente da Polícia Federal entre 2006 e 2010; esteve à frente da extinta Secretaria Municipal Antidrogas entre 2012 e 2014; também ocupou os cargos de defensora pública em Brasília (DF), sua cidade natal, e diretora de Recursos Humanos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) entre 2014 e 2018. Atualmente é conselheira do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Estadual) e coordenadora do Movimento do Orgulho Autista do Brasil no Paraná (MOAB/PR).

Flávia Francischini foi a coordenadora das campanhas de Fernando Francischini, deputado estadual mais votado da história do PR, eleito com 430 mil votos em 2018. No Congresso Federal, o então deputado federal, Fernando Francischini conseguiu a aprovação da lei federal 13.438/2017, que garante o diagnóstico precoce para o autismo. O projeto foi aprovado por unanimidade. Desta forma, o SUS passou a adotar um protocolo de avaliações para acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Com passagens pelo PEN - Partido Ecológico Nacional, hoje com o nome de Patriota, e pelo Solidariedade, é autodeclarada de direita, tendo sido eleita vereadora de Curitiba pelo PSL - Partido Social Liberal com 4.540 votos. Na CMC, vai defender os interesses da população de Curitiba e atuar, principalmente, para a inclusão da pessoa com deficiência e na recuperação da economia da cidade. Projetos de geração de renda, economia criativa e de melhoria na área da ação social estão na pauta de Flávia Francischini.

» Com informações cedidas pelo mandato parlamentar.