COLÉGIO DE LÍDERES

Previsto no artigo 24 do Regimento Interno, o Colégio de Líderes é um órgão convocado para que a Câmara Municipal tome decisões “que revelem o pensamento majoritário” da instituição. Neste ano, por exemplo, o colegiado decidiu que a Câmara não parasse no período de carnaval, nem nos momentos com mais restrições em função da pandemia de covid-19, mantendo os trabalhos de maneira remota.

Neste órgão, têm direito a voto os líderes de blocos parlamentares e de partidos não pertencentes a blocos. Os líderes de governo e oposição têm direito a voz, mas não a voto.

As deliberações do Colégio de Líderes da CMC são tomadas mediante consenso entre seus integrantes “sempre que possível”. Quando não for, o critério a ser adotado é o da maioria absoluta, ou seja, metade mais um do número de membros. Os votos dos líderes são computados em função do número de vereadores de cada bancada.

A composição atual do Colégio de Líderes é formada por 13 parlamentares, sendo 8 líderes de blocos parlamentares, 3 líderes de bancadas partidárias, mais o líder do governo e o da oposição. Confira os integrantes do colegiado logo abaixo.

*Atualizado em 03/05/2021.

*Informações atualizadas em 10/08/2021