Vereadores de Curitiba homenageiam paratleta Matheus Skrepka

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 24/05/2023 16h10, última modificação 24/05/2023 17h12
Novo Mundo Futebol Clube e humorista Alorino Junior também receberam diplomas em plenário, nesta semana.
Vereadores de Curitiba homenageiam paratleta Matheus Skrepka

O vereador Professor Euler entregou o diploma para o paratleta Matheus Skrepka. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu, na sessão desta quarta-feira (24), votos de congratulações e aplausos para Matheus Acir Alencar Skrepka, paratleta da equipe de vôlei sentado do Círculo Militar do Paraná (077.00260.2023). O autor da proposta, Professor Euler (MDB), o elogiou “por tudo o que vem desenvolvendo dentro do esporte, pela inclusão das pessoas e pela superação das dificuldades”.

Em 2019, Skrepka foi atingido na perna esquerda por conta de um fio de tensão que arrebentou, tendo que amputá-la parcialmente em razão das queimaduras. “Matheus é hoje modelo de inspiração para outras pessoas, porque ele buscou no esporte a sua superação. Hoje ele é atleta de vôlei sentado e realiza um trabalho em prol da inclusão de pessoas com deficiência no esporte”, relatou o parlamentar.

Skrepka alcançou diversos títulos e premiações na categoria, “é um orgulho para sua equipe, para a família dele, para a comunidade, é um orgulho para a nossa cidade”, enalteceu Euler. A entrega da honraria foi prestigiada pela mãe do homenageado, Silvia Alencar, por Gabriel Skrepka e por Maria Eduarda Skrepka.

Novo Mundo Futebol ClubeNovo Mundo Futebol Clube
Nessa terça (23), Sidnei Toaldo (Patriota) também fez uma homenagem para destaque na área do esporte. Ele entregou diploma de votos de congratulações ao Novo Mundo Futebol Clube pela conquista do título inédito da Taça Paraná de Futebol Amador de 2023 (077.00270.2023). “A gente sabe o quanto é difícil tocar o futebol amador, mas vocês estão dando exemplo, com organização, participação da comunidade”, ressaltou o vereador.

“A Câmara tem que reconhecer esse trabalho que os clubes amadores realizam, não só no futebol, mas na revelação de jogadores e também no trabalho com a comunidade”, continuou. Toaldo entregou o diploma ao presidente do clube, Carlos Roberto; ao diretor, Cristian Brás; e ao treinador, Ivo Pettri. O presidente da Casa, Marcelo Fachinello (PSC), também parabenizou a equipe pela conquista. 

Humorista Alorino JuniorHumorista Alorino Junior
Na mesma manhã, Alexandre Leprevost (Solidariedade) entregou homenagem do Dia do Influenciador Digital ao humorista Alorino Junior. A data chegou a ser comemorada em sessão solene, na semana passada, mas ele não pôde comparecer ao evento. 

Paranaense, Alorino mora em Curitiba e se destacou com vídeos publicados no YouTube, onde tem 550 mil seguidores. “É ator, humorista, apresentador. É o primeiro canal do YouTube a traduzir em libras, e também foi o primeiro stand-up show transmitido em uma TV aberta. Hoje, o Alorino Junior tem um programa diário, ‘Salada Mista’, na Rede Massa, transmitido para o estado inteiro”, relatou Leprevost.

Requerimentos debatidos
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo da semana. Na segunda (23), Rodrigo Reis (União) defendeu dois requerimentos de homenagens de sua autoria. A primeira é ao reverendo Wesley Emmerich Werner, pelos 60 anos de ordenação pastoral (077.00295.2023). Reis relatou que o reverendo receberá o título de Pastor Emérito na comemoração do Jubileu de Diamante, que será celebrada no fim de maio, na Igreja Presbiteriana de Curitiba. “A Igreja Presbiteriana do Brasil faz um trabalho espetacular na cidade de Curitiba”, elogiou. A outra homenagem debatida pelo vereador destaca a atuação do professor Dejair dos Santos Rodrigues pelo “trabalho brilhante na área de educação aqui na cidade” (077.00297.2023).

Mauro Ignácio (União) debateu sua proposta de votos de congratulações e aplausos ao Colégio Estadual Padre Colbacchini, pelos 56 anos de fundação do estabelecimento (077.00298.2023). O vereador contou que ele e Sidnei Toaldo estiveram na comemoração, e que a instituição está participando da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Já Toaldo defendeu a homenagem ao Programa Disque-Denúncia 181 pelos 20 anos de serviços à população (077.00299.2023). Também assinam o requerimento os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), Bruno Pessuti (Pode), Nori Seto (PP), Professor Euler (MDB), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União), Hernani (PSB), Ezequias Barros (PMB) e Pastor Marciano Alves (Solidariedade). 

"[São] 20 anos fazendo um trabalho maravilhoso em prol da segurança do povo paranaense", saudou Toaldo. A Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação também realizou, no dia 10, uma visita ao Centro Integrado de Denúncias 181, com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada pelas autoridades policiais no combate e na prevenção a crimes. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato