Maria Olympia Carneiro Mochel

1ª legislatura (1947-1951)


Nascida em 9 de janeiro de 1926, a professora curitibana Maria Olympia Carneiro Mochel foi a primeira mulher a ser vereadora da cidade. Ela foi eleita por voto direto pelo Partido Social Trabalhista (PST), em 1947, aos 21 anos de idade, para uma das 20 cadeiras que o Legislativo tinha naquela época. Chegou a ser segunda-secretária da Comissão Executiva da Câmara Municipal.

Filha do pediatra e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Raul Carneiro e da imigrante alemã Anna Schweble, destacou-se pelas lutas nacionais como a campanha "O Petróleo é Nosso", e, localmente, pela reivindicação por benfeitorias para bairros periféricos e assentamento de famílias carentes do município.

Conheceu nos movimentos políticos o maranhense e estudante de Agronomia Joaquim Rodrigues Mochel, com quem se casou e de quem incorporou o sobrenome Mochel. Após o fim do mandato, devido a perseguições políticas, Maria Olympia e o marido, que já havia concluído o curso de graduação, mudaram-se para o Maranhão.

Fixaram residência em São Luís e ela entrou, em 1957, para a primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluído em 1963. Escolheu a Psiquiatria como especialidade. Até onde se sabe, foi a primeira psiquiatra em atividade na capital maranhense.

Maria Olympia e Joaquim tiveram cinco filhos: José Augusto e Lúcia, nascidos na capital paranaense; Raul, que ela deu à luz no Rio de Janeiro; e Alice e Joaquim Filho, naturais de São Luís do Maranhão. José Augusto, Lúcia e Alice se graduaram em Medicina, assim como a mãe e o avô Raul Carneiro. Raul estudou Engenharia Agronômica e Joaquim Filho, Odontologia. A ex-vereadora faleceu em 25 de janeiro de 2008, aos 82 anos, apenas nove meses após a morte do marido. 

*Informações atualizadas em março de 2018.