Maria Leticia (PV)

17ª (2017-2020) e 18ª (2021-2024) legislaturas

Maria Leticia - página interna

Natural de Guaratuba (PR), Maria Leticia Fagundes é médica formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e pós-graduada em Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Servidora de carreira da Polícia Científica, ela é médica legista no Instituto Médico Legal (IML), fazendo frente aos direitos das mulheres no atendimento às vítimas de violência doméstica. 

É fundadora da MaisMarias, organização que surgiu a partir da Campanha de Combate à Violência Contra as Mulheres, da Associação dos Médicos Legistas do Paraná. Com o compromisso de informar a sociedade sobre a Lei Maria da Penha, realizou dezenas de palestras em comunidades de vários bairros de Curitiba, Região Metropolitana e interior do estado. Triatleta e corredora de rua, Maria Leticia também é idealizadora da Corrida e Caminhada MaisMarias contra a Violência, que reúne anualmente centenas de apoiadores da causa.

Autodeclarada de centro-esquerda, a vereadora afirma que saúde, direitos humanos, meio ambiente e direito da mulher são as causas que mobilizam sua atuação parlamentar que, neste contexto, prioriza o enfrentamento à violência contra a mulher, com um olhar específico para seus direitos e de seus filhos. Em 2016, foi eleita para o primeiro mandato com 3.311 votos pelo PV - Partido Verde; e reconduzida ao cargo em 2020, pelo mesmo partido, com 4.019 votos. 

Maria Leticia é autora de leis como a “Drink Maria da Penha”, que obriga estabelecimentos como restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio e proteção à mulher em situação de risco de assédio (lei municipal 15.590/2020); a que instituiu as políticas públicas de incentivo ao desuso de canudos e copos plásticos descartáveis (lei 15.434/2019); e a que regulamenta a não obrigatoriedade de alguns procedimentos, como a tanatopraxia e outros métodos de conservação do corpo (lei municipal 15.161/2018).

Foi a primeira procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher do Legislativo no biênio 2019-2020 e atualmente é a procuradora da Mulher do biênio 2021-2022. No primeiro mandato, atuou na quarta-secretaria da CMC no biênio 2019-2020. Hoje, é presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua. Também integra as frentes parlamentares de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19; em Defesa da Advocacia; e de Segurança Alimentar e Nutricional. 

*Informações atualizadas em junho de 2021.