Maria Clara Brandão Tesseroli

4ª (1960-1963) e 5ª (1964-1967) legislaturas

Curitibana, a segunda vereadora de Curitiba foi eleita após um intervalo de duas legislaturas. Nascida no dia 2 de dezembro de 1916, a professora Maria Clara Brandão Tesserolli, que por 30 anos integrou o quadro de funcionários do Governo do Estado, foi a penúltima dos cinco filhos do casal João Batista Brandão de Proença e Leontina Artigas Brandão de Proença. Casada com Javert Tesserolli, teve dois filhos: Josil e Joril.

Na Câmara Municipal de Curitiba, defendeu o reajuste para os servidores municipais e o pagamento de abono aos inativos. Votou contra a criação da Urbs, em 1963. Foi autora de leis como a campanha para a erradicação do analfabetismo em Curitiba e para exibições cinematográficas gratuitas para crianças carentes, ambas em 1961.

Maria Clara, que hoje dá nome a uma escola municipal localizada no bairro Novo Mundo, completou seus estudos na Escola Normal Secundária. Como professora, lecionou em diversos grupos escolares da capital. No Paula Gomes, no bairro Santa Quitéria, foi diretora e sua atuação em prol da região e da comunidade teria motivado sua candidatura à Câmara Municipal. Foi idealizadora da Casa do Professor Primário do Paraná.

Além de vereadora de Curitiba por duas legislaturas, exerceu várias funções político-administrativas, dentre elas a de secretária de Estado dos Negócios da Educação e Cultura. Faleceu no dia 1° de novembro de 1969, aos 52 anos de idade.

*Informações atualizadas em março de 2018.