Indiara Barbosa (Novo)

 18ª legislatura (2021-2024)

Indiara Barbosa - página interna

Indiara Barbosa Custódio tem 37 anos de idade e foi a primeira mulher a conquistar a posição de vereador mais votado em uma eleição municipal. Natural de Umuarama, no Norte do Paraná, mudou-se para Curitiba ainda jovem e há 20 anos reside na capital. Aqui, graduou-se em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Ciências Contábeis pelas Faculdades Spei. É mãe de Luigi. 

Na vida profissional, especializou-se pela Fundação Getúlio Vargas, cursando MBA em Gestão Estratégica e outros cursos na área de Finanças. “Sou auditora contábil. Trabalhei há 13 anos em uma empresa multinacional de auditoria”, conta a parlamentar, que suspendeu essa atividade durante o mandato, mas não o trabalho voluntário na área de educação, que tem realizado. 

Foi selecionada como Líder RAPS 2018 e formou-se no curso Renova BR Cidades em 2020. RAPS é a sigla para Rede de Ação Política para Sustentabilidade, com sede em São Paulo, e o Renova BR é uma escola nacional para lideranças políticas. A vereadora ainda participa dos grupos Mulheres do Brasil e Mulheres Executivas, além de ser conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR).  

“Sou comprometida com as pautas da liberdade, da fiscalização e do empreendedorismo. E farei um mandato transparente e responsável”, prometeu Indiara Barbosa, que se orgulha da vitória na eleição de 2020, com 12.147 votos pelo Partido Novo, “sem gastar um real em dinheiro público”. Dois anos antes, pelo mesmo partido, ela foi a candidata a deputada federal mais votada do partido, com 31 mil votos. 

Coautora da lei municipal 15.810/2021, que reconheceu os serviços educacionais, por meio das aulas presenciais em escolas públicas e privadas, como atividade essencial em Curitiba, Indiara Barbosa é vice-presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e vice-líder do bloco parlamentar SD/Novo. Também integra a Comissão de Constituição e Justiça e a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia.

*Informações atualizadas em junho de 2021.