Carol Dartora (PT)

 18ª legislatura (2021-2022)

Carol Dartora

Curitibana, Ana Carolina Moura Melo Dartora nasceu em 1º de maio de 1983. Ela foi a primeira mulher negra eleita vereadora na capital do Paraná e a terceira candidata mais votada em 2020, com 8.874 votos. Professora, é militante da Marcha Mundial das Mulheres e do Movimento Negro. É feminista e já atuou como secretária da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI da APP Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná).

Graduada em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Carol Dartora também é especialista em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na CMC, participou da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias, onde atuou como vice-presidente nos períodos legislativos de 2021 e 2022; e também das comissões de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (2021 e 2022) e de Participação Legislativa (2022).

Também foi presidente da Comissão Especial da Visibilidade Negra e integrante das frentes parlamentares de Acompanhamento do Plano de Vacinação de Curitiba Covid-19; em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua; e em Defesa da Advocacia; e de Segurança Alimentar e Nutricional. Também atuou na liderança do bloco parlamentar PT/PV, foi líder da Oposição no Legislativo e procuradora-adjunta da Mulher do biênio 2021/2022.

Na sua passagem pela CMC, Carol Dartora apresentou 34 projetos de lei, de autoria individual ou em parcerias, pautados na busca por uma cidade inclusiva, diversa, equitativa e igualitária, e focados no cuidado com servidores públicos, com a população periférica e com as minorias. Como vereadora, ela também protocolou cerca de 150 pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba e aproximadamente 40 requerimentos ao Executivo, com foco na fiscalização e levantamento de políticas públicas para Curitiba.

Ela é autora da
lei municipal 15.931/2021, que implantou, em Curitiba, um sistema progressivo de cotas raciais em concursos públicos. A norma foi aprovada pelos vereadores em novembro de 2021. Outra lei de iniciativa da ex-vereadora é a 15.973/2022, que dá prioridade às mulheres em situação de violência nos serviços e procedimentos administrativos da Prefeitura de Curitiba. O projeto que deu origem à regulamentação foi acatado pela CMC em março de 2022.

Atualmente, Carol Dartora ocupa a vaga de deputada federal pelo PT-PR, na Câmara dos Deputados. Com 130.654 votos, ela foi a
primeira deputada federal negra eleita pelo Paraná.

*Informações atualizadas em março de 2023.