Em sessão solene, vereadores de Curitiba recebem diplomação

por Claudia Krüger — publicado 11/05/2020 23h18, última modificação 11/05/2020 23h18
Em sessão solene, vereadores de Curitiba recebem diplomação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, comemorou o sucesso na realização das eleições de 2016. (Foto: Andressa Katriny/CMC)

Os 38 vereadores que farão parte da 17ª Legislatura da Câmara Municipal, a partir de 1º de janeiro de 2017, foram diplomados nesta segunda-feira (19), em solenidade realizada no Teatro Positivo. Também receberam seus diplomas o prefeito eleito, Rafael Greca e o vice-prefeito, Eduardo Pimentel. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a entrega dos diplomas só ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. Com a diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

 

Durante a cerimônia, o juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, destacou a eficiência com que as eleições ocorreram  na cidade. “Foi a primeira capital a concluir a apuração dos votos. Aqui foi possível exercer a cidadania sem maiores transtornos”, comentou.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou ainda sobre como este pleito exigiu cuidado diante da complexidade das novas regras eleitorais, mas que o resultado foi satisfatório. “Agimos preventivamente e aquilo que parecia que podia dar errado foi um grande sucesso”, declarou.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça Paulo Roberto Vasconcelos; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Xisto Pereira; o membro da Corte Eleitoral, Luiz Taro Oyama; o procurador Regional Eleitoral, Alessandro José Fernandes de Oliveira; o  juiz da 174ª Zona Eleitoral, Jederson Suzin; a juíza da 175ª Zona Eleitoral de Curitiba, Sayonara Sedano; o promotor da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, Guilherme de Albuquerque Maranhão Sobrinho; a diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Daniela Borges de Carvalho; o presidente da OAB-PR,  José Augusto Araujo de Noronha; e a chefe da 1ª Zona Eleitoral,  Mônica Tereza Góes Turchenski.

Para a Legislatura de 2017/2020, foram diplomados 15 novos vereadores: Zezinho Sabará (PDT), Osias Moraes (PRB), Fabiane Rosa (PSDC), Goura (PDT), Professor Euler (PSD), Thiago Ferro (PSDB), Marcos Vieira (PDT), Doutor Wolmir (PSC), Maria Manfron (PP), Katia dos Animais de Rua (SD), Mauro Bobato (PTN), Professor Silberto (PMDB), Oscalino do Povo (PTN), Doutora Maria Leticia Fagundes (PV) e Ezequias Barros (PRP).

Já integrantes do Legislativo de Curitiba e reeleitos em 2016, receberam diploma nesta segunda-feira: Beto Moraes e Serginho do Posto, ambos do PSDB, Jairo Marcelino (PSD), Pier Petruzziello (PTB), Mauro Ignácio (PSB), Felipe Braga Côrtes (PSD), Helio Wirbiski (PPS), Tito Zeglin (PDT), Dona Lourdes (PSB), Mestre Pop (PSC), Julieta Reis (DEM), Toninho da Farmácia (PDT), Colpani (PSB), Sabino Picolo (DEM), Cristiano Santos (PV), Tico Kuzma (Pros), Paulo Rink (PR), Geovane Fernandes (PTB), Professora Josete (PT), Cacá Pereira (PSDC), Noemia Rocha (PMDB), Bruno Pessuti (PSD) e Rogério Campos (PSC).

Na terça-feira (20), os parlamentares eleitos participam de uma sessão preparatória para a posse e a eleição da Mesa Diretora. Mais fotos da solenidade podem ser conferidas no Flickr da Câmara Municipal e no página oficial da Câmara no Facebook